Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Assédio Moral




Hoje vamos conversar sobre Assédio Moral no ambiente de trabalho.
Você sabe exatamente o que é? Sabe identificar uma situação dessa? E o que fazer?


O que é?
"Entende-se por assédio moral toda conduta abusiva, a exemplo de gestos, palavras e atitudes que se repitam de forma sistemática, atingindo a dignidade ou integridade psíquica ou física de um trabalhador. Na maioria das vezes, há constantes ameaças ao emprego e o ambiente de trabalho é degradado."

Como identificar?
Situações vexatórias, que ridicularizam e inferiorizam, indiretas, humilhações, insultos ou acusações que o trabalhador possa sofrer ou também quando o trabalhador for obrigado a desempenhar tarefas impossíveis, desnecessárias ou que o exponha ao ridículo.

Quais as consequências?
É importante saber que o assédio moral desestabiliza o trabalhador e compromete sua dignidade, afetando seu bem-estar psicológico e social, podendo até causar depressão e outras doenças psicossomáticas.

O que fazer?
Quando houver suspeita de assédio moral, o trabalhador deve procurar seu sindicato, bem como o Ministério Público do Trabalho e, caso deseje, procurar um advogado de sua confiança para recorrer uma indenização por danos morais e físicos e pleitear a rescisão indireta do contrato de trabalho.


Fonte:
Senado Federal
CNJ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário